1. DIMENSÕES
O Duomo de Milão é considerada a terceira maior catedral do mundo, depois da Basílica de São Pedro no Vaticano e da Catedral de Sevilha com quase 12.000 metros quadrado de área construída.
Na parte interna, altura é de 45 metros, largura de 56,70 metros e 148,5 metros de comprimento.

2. CONSTRUÇÃO
A construção começou em 1386, naquela época medieval, o canteiro do Duomo foi um dos maiores da Europa, trazendo para Milão centenas de escultores, engenheiros, arquitetos, vidraceiros e artesãos de toda o continente. A catedral foi completada em 1813, quando foi construído a parte superior da fachada que faltava.

3. SUBTERRÂNEOS
Parte dos subterrâneos do Duomo conserva os restos arqueológicos da basílica romana de Santa Tecla e do batistério, também romano (sec. IV) de San Giovanni alle Fonti. Com uma profundidade de cerca 4 metros, a área foi descoberta durante as escavações para a construção do metrô nos anos 60.

4. PREGO SAGRADO
Uma das lendas que fazem parte da história do Duomo de Milão, é a de que ele conserva um dos 3 pregos sagrados da cruz de Jesus. O prego fica na abside da catedral, onde uma luz vermelha o identifica. Todos os anos, no segundo sábado de setembro, o Cardeal Arcebispo de Milão sobe dentro de uma estrutura que parece uma nuvem, pega o prego e desce, deixando-o exposto por 2 dias para a admiração dos fiéis. Os pregos sagrados nas igrejas pelo mundo são mais de vinte.

Hoje ela não tem mais o record de ponto mais alto da cidade, mas é a única que continua e velar pelos milaneses e que “brilet de luntan” (brilha de longe).